Vídeos | Principais Conceitos | Notícias | Artigos Relacionados | Indicações | Fórum | Comportamento | Curiosidades | Case Empresarial | Enquetes | Contato

Indicações de Livros

Assédio Moral “Dando a volta por cima”
O primeiro livro brasileiro, escrito pelo professor João Renato, relata sobre o assédio moral no ambiente de trabalho, do ponto de vista de quem foi assediado e deu a volta por cima, conta sua própria história vivida dentro da empresa, ele retrata as várias fases de humilhação de quem é alvo do assédio, as estratégias do agressor, os danos que podem prejudicar a saúde, e as atitudes que as vítimas devem tomar para combater o assédio.
Com a leitura deste livro a pessoa estará aprendendo a se comportar diante dessas situações, que na maioria das vezes são causadas por chefes, tentando intimidar os funcionários.

Assédio Moral nas relações de trabalho
A obra escrita por Hadassa Dolores Bonilha Ferreira, relata sobre situações que surgem nas relações de trabalho, que ameaçam e violam a dignidade dos trabalhadores, por intermédio de fundamentos jurídicos, ela demonstra que os trabalhadores assediados moralmente devem receber do Estado a tutela jurídica contra o assédio moral.
A obra indica qual argumentação legal tem sido eficaz na luta contra esse assédio, além disso, são discutidos os projetos de leis que versam sobre o assedio moral.
Essa obra vem acrescentar idéias e sugestões no debate sobre assédio moral.

Indicação de Filme

O Diabo veste Prada
Conta à história de Andréa Sachs (Anne Hathaway), é uma jovem recém licenciada que procura um trabalho numa jornal onde realmente possa escrever, no entanto até conseguir prestigio para tal, candidata-se a um lugar de assistente numa revista de moda, e é aqui que se vai desenrolar toda a ação. A revista de moda é a Runway, e o trabalho em questão será para trabalhar diretamente com uma das mulheres mais poderosas no mundo da moda, Miranda Priestly (Meryl Streep). Miranda é uma mulher poderosa, que abusa dos seus trabalhadores, que, aliás, morrem de medo dela. Rodeada de pessoas bem vestidas e que respiram moda e tudo o que a ela diz respeito, Miranda é o diabo em pessoa. Trabalhar como sua assistente representa deixar de ter vida própria, adivinhar os seus desejos e o mais importante de tudo satisfazer todos  eles. Andréa é à partida a rapariga que nunca iria trabalhar para a Runway, uma vez que a nível de moda o seu estilo é muito próprio, mas contrariando tudo e todos, a sinceridade e modéstia de Andréa levaram-na diretamente ao mundo da moda. Andréa com o tempo, e como era de esperar, torna-se numa rapariga cheia de estilo e vestida conforme o cargo e o local onde trabalha, para inveja de muitos. Torna-se o braço direito de Miranda, segue-a para todo o lado, mas aqui aparece o reverso da medalha, Andréa começa a descuidar da sua vida pessoal, a não dar atenção ao seu namorado, aos seus amigos, e a deixar de lado valores que para ela já foram filosofias de vida. E é então no topo da sua carreira na Runway que Andréa vai ter de escolher os caminhos que a vão orientar dali para frente, ou segue os seus desejos antigos ou transforma-se numa mulher fria, sozinha, uma futura Miranda. É uma história um pouco banal, bem representada, mais que aborda o nosso tema em questão, pois trás uma chefe “mandona”, fazendo com que os funcionários sintam “medo”.

Simone, Jaqueline, Franciele, Josiele, Bruna
Assédio Moral - PUC-PR